O que é o carnaval?

Muitos festejam o carnaval, porém já você parou para pensar em o que é o carnaval realmente?

O carnaval é uma festa que é celebrada de forma diferente em vários países do mundo anualmente. O contrario do que sem pensa o carnaval é muito mais do que uma época do ano em que se reina a palhaçada e brincadeira. Mas sim uma forma de expressão que esta em constante evolução, que acaba nos ligando ao nosso passado e nos mostra muito sobre como cada interage com o ambiente que a rodeia. A criatividade e o poder que os carnavais do Brasil e das Caraíbas exemplifica bem a maneira como esta forma de arte tanto pode com é determinante na vida dos povos, através da celebração daquilo que os deixa diferentes dos outros.

Mas de onde surgiu o nome carnaval e qual o seu significado?

Temos duas teorias fundamentais sobre a origem e o significado da palavra Carnaval.

Carnaval teria uma origem muito religiosa e com um significado praticamente oposto ao das brincadeiras, malicia e diversão que hoje em dia associamos a este palavra. Carnaval teria a origem do latim carnevale (carne+vale = carne+adeus) que seria a terça-feira gorda por se o ultimo dia do calendário cristão em é pode comer carne, já que no dia seguinte se inicia a quaresma.

Outra teria diz que o carnaval vem de Carrus Navalis, que foi influenciado por festa da Roma antiga onde um carro com um enorme tonel distribuía vinha ao povo de Roma em honra a Dionísio esta é considerada uma teoria peremptória.

As celebrações carnavalescas são muito antigas, mais até do que a própria religião cristã sendo alva de diferentes manifestações ao longo da história. Os carnavais no fundo são uma reminiscência das festas dionisíacas da Grécia Antiga.

Leave a Comment.