O que é a Tecnologia NFC? Celular Smartphone Android

NFC - Near Field Communication – é uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios (wireless), sendo necessária apenas uma aproximação física. A novidade teve origem no padrão RFID (Radio Frequency Identification), mas se distanciou deste ao limitar o campo de atuação de freqüências para uma distância de até 10 centímetros, objetivando tornar-se mais segura.

A tecnologia é um padrão definido pelo NFC Fórum, um consórcio global criado em 2004 e composto de companhias de hardware, software, cartões de crédito e bancos. Entre os principais membros do Forum estão: Qualcomm, LG, Nokia, Huawei, HTC, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint,  Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express e Intel.

Um dispositivo com um chip NFC pode funcionar como um documento de identidade ou ser usado para fazer um pagamento. Aparelhos com a tecnologia podem ler tags NFC em um museu ou vitrine de loja para obter mais informações.

Existe ainda a possibilidade de equipamentos com NFC substituírem os códigos de barras e os cartões de crédito. Com isso, não será mais preciso procurar por máquinas de leitura nas lojas. Apenas com a aproximação do celular será possível conferir o preço do produto. Depois, bastará fazer o mesmo com um aparelho com NFC instalado no caixa para pagar a conta.

Nos Estados unidos e no Japão, a tecnologia já é usada para comprar bilhetes de trem, ingressos de eventos e até para pagar compras. No sistema de metrô de Tóquio é possível comprar passagens apenas aproximando o celular às catracas. Um grupo selecionado de alunos está usando seus smartphones com NFC para ganhar acesso a prédios da Universidade do Estado do Arizona.

Leave a Comment.