O que cai no vestibular 2014

As instituições de ensino superior geralmente contam com algum processe seletivo, geralmente em forma de prova que testa os conhecimentos do aluno de acordo com o currículo do Ensino Médio.

Embora existam processos de seleção unificados como o SISU, o modelo de prova costuma ser igual, mudando apenas se a prova é dissertativa ou de múltipla escolha.

O currículo a ser seguido nessas provas deve acompanhar o conhecimento adquirido durante o ensino médio, portanto o aluno deve estudar todas as disciplinas que compuseram os três últimos anos de sua vida escolar.

Embora o conhecimento cobrado seja adquirido no ensino médio, a prova pode não exigir todas as matérias. Algumas instituições por exemplo, preferem focar em matérias específicas que fazem parte do curso escolhido pelo aluno.

Disciplinas cobradas no vestibular

As disciplinas cobradas na prova geralmente são as seguintes:

- Matemática;

- Língua Portuguesa e Literatura: alguns vestibulares possuem listas de livros para os alunos estudarem;

- Física;

- Química;

- Biologia;

- História;

- Geografia;

- Língua Estrangeira: geralmente inglês, mas algumas provas permitem que o aluno escolha outro idioma, como o francês;

- Conhecimentos gerais e Atualidades: muitos vestibulares colocam perguntas relacionadas a notícias recentes para testar o interesse do aluno em se manter bem informado;

- Redação.

Dicas de Estudo

- Como o objetivo da prova é selecionar os melhores alunos para a faculdade, a prova geralmente não contém perguntas que possam ser respondidas através da “decoreba”, ou seja, é necessário compreender o assunto.

- Estudar livros ou periódicos focados no vestibular são ótimas formas de treinar, pois esses livros geralmente usam as últimas notícias para compor fichas de estudo, ajudando o aluno a relacionar as disciplinas, o que facilita na hora de responder as questões.

- Acessar sites como o Guia do Estudante (http://guiadoestudante.abril.com.br) é outra ótima forma de treinar para o vestibular, lendo sobre atualidades, resolvendo questões e até mesmo assistindo vídeo aulas para compreender melhor algum assunto específico.

O site também contém várias dicas sobre o que cai no vestibular e sobre a melhor forma de responder cada tipo de questão, portanto não deixe de conferir!

Leave a Comment.