Minha casa minha vida para aposentados

O Programa Minha Casa Minha Vida foi criado pelo governo federal com o intuito de transformar o sonho da casa própria em realidade para diversas famílias do Brasil, e para isso pretende construir até 2014 cerca de 2 milhões de casas na segunda fase do projeto.

Como o programa visa possibilitar a compra da casa própria, existem alguns critérios para a escolha dos selecionados a participar do programa, que conta com descontos, subsídios e inclusive redução de valores dos seguros habitacionais.

O perfil preferencial de pessoas a serem contempladas no programa é de idosos, famílias que tenham deficientes ou idosos em sua composição, famílias chefiadas por mulheres, famílias residentes em área insalubres ou de risco, e famílias que estejam desabrigadas.

Para beneficiar idosos e garantir uma velhice tranquila, já que programas de financiamento geralmente cobram valores muito altos de idosos ou não concedem o benefício, o governo destina no mínimo 3% das residências para comporá por idosos, ou seja, o mesmo percentual destinado a pessoas portadoras de deficiência.

Além desses critérios específicos, o participante deve possuir renda familiar de até R$5 mil, embora famílias que recebam até R$1,6 mil tenham prioridade na concessão do financiamento.

Para ter a chance de participar do programa é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), e as prefeituras são responsáveis por indicar os aprovados, salvo quando o estado for responsável pelas contrapartidas, caso em que poderá fazer a indicação.

Após isto a Caixa Econômica Federal finaliza a seleção através da validação das informações prestadas pelos candidatos.

Para participar do processo o candidato deve providenciar seus documentos pessoais: RG, CPF, Comprovante de residência, comprovante de estado civil atual, cópia dos registros da Carteira de Trabalho e Previdência Social, extrato atualizado do FGTS (se a contribuição for de 3 anos no mínimo), comprovante de renda, e no caso dos aposentados, deve levar o último comprovante de pagamento e contrato comprovante benefício vitalício.

Para saber mais detalhes sobre o programa basta acessar o site da Caixa Econômica Federal no endereço http://www.caixa.gov.br/habitacao/mcmv/.

Teste PLUS

1 Comentário

  1. sou aposentada ganho um salario minimo e gostaria de saber se tem como eu entrar no programa minha casa minha vida para adquirir uma casa propria obrigada

    Reply

Leave a Comment.