Consultar Andamento de processo no INSS Auxilio Doença Aposentadoria

O INSS (Instituto de Seguro Social) é um órgão responsável por benefícios aos cidadãos brasileiros contribuintes e seus dependentes, como aposentadoria ou auxilio doença.

Os processos de benefícios solicitados pelos trabalhadores eram demorados e a consulta do andamento demandava a ida a um posto do INSS e o enfrentamento de filas, fazendo com o beneficiado perdesse muito tempo e demorasse a obter resposta para sua solicitação, provocando problemas para o cidadão e para o INSS.

Estes problemas foram parcialmente resolvidos através da implantação de um sistema informatizado que pode ser acessado por qualquer cidadão brasileiro, possibilitando assim a consulta de processos em andamento.

Além disso, o sistema permite fazer simulação do valor a ser recebido de aposentadoria e contém a lista de documentos necessários para dar entrada no processo, facilitando o andamento do trabalho e poupando tempo dos cidadãos.

Consulta de andamento de processo no INSS

Para consultar o andamento de um processo no INSS basta acessar o site disponível no endereço www.dataprev.gov.br.

Depois de clicar no link para consultar o andamento do processo junto ao INSS, é necessário fornecer algumas informações como:

- Número do benefício (apenas caracteres sem pontos, traços ou barras);

- Data de nascimento (usando 4 algarismos para o ano);

- Nome do beneficiário;

- CPF (também sem traços, pontos ou barras);

- Captcha: um sistema que permite identificar cadastros em excesso, auxiliando a manter a segurança e estabilidade do sistema.

Depois de preencher estas informações e clicar em consultar, o usuário terá acesso a todos os detalhes de sua solicitação, sem necessidade de comparecer pessoalmente a um posto do INSS.

Não deixe de utilizar o sistema para usufruir dos benefícios de consultar o andamento do processo online de forma rápida e prática, sem filas ou demora. Essa é mais uma facilidade que a internet nos proporciona!

1 Comentário

  1. MINHA MÂE ENTROU COM PROCESSO PARA APOSENTAR DESDE 14 DE JANEIRO 2013,ETÉ HOJE 29 DE JANEIRO 2014.ELA NÂO OBTEVE NENHUMA RESPOSTA DO INSS,ELES CADA DIA FALA UMA COISA E NÂO RESOLVE NADA.NUMERO BENEFICIO 5466570474.MANDA UMA RESPOSTA PARA MIM POR FAVOR.

    Reply
  2. O sR. Jose Carlos Pio, no dia 02.12.2013, submeti a PRIMEIRA pericia em Tocantinópolis To, através processo NIT 10605076151 REQUERIMENTO PEDIDO DE AUX. DOENÇA -Nº-153756886 BENEFICIO 6040417912, e pergunta se é possível saber o resultado .

    Reply
    • FIZ UMA PERICIA MEDICA , MAS O PERITO MANDOU AGUARDA A CARTA EM CASA. FEZ 2 MESSE AINDA NAÕ CHEGOU NADA , MAS O MEU BENIFICIO FOI CONSEDITO

      Reply
  3. Fiz pericia médica judicial para adquirir meu auxilio doença em 08 de Nov. 2013 até agora ñ tive resposta vc explica porq/

    Reply
  4. Não achei o link da consulta sobre minha situação do meu auxilio-doença e sobre quando devo pedir nova Perícia Médica(RENOVAÇÃO).

    Reply

Leave a Comment.