Brincadeiras para idosos

Depois de uma vida de trabalho e dedicação à família, o idoso merece usufruir de descanso e momentos de lazer e diversão.

Por isso, é importante sempre pensar em brincadeiras saudáveis para essas pessoas, que possam ajudar a melhorar sua autoestima, vitalidade e disposição, proporcionando assim mais qualidade de vida.

Confira algumas brincadeiras simples e eficientes que podem ser utilizadas para entreter pessoas idosas e quebrar a monotonia de seu dia a dia.

Jogos

Jogos de tabuleiro oferecem uma forma de competição saudável e muito bem vinda, já que estimula o raciocínio e ainda diverte.

Jogos como Xadrez, Dama, Banco Imobiliário entre outros podem proporcionar horas de brincadeiras entre os idosos.

Outra opção é investir em jogos como carteado ou dominó, que já são queridinhos de pessoas mais velhas.

Mímica

É ótima para melhorar a coordenação motora e ainda estimular a criatividade e o raciocínio, além de proporcionar várias risadas.

Existem jogos prontos como Imagem & Ação que trabalham este tipo de brincadeira, além de ter a modalidade em que a pessoa deve desenhar a palavra escolhida.

“Eu tipo o chapéu para”

Uma variação de uma brincadeira de programa de auditório que é ideal para promover o conhecimento dos integrantes do grupo, ajudando a aumentar a proximidade entre os participantes.

 Qual é a música

 Uma brincadeira que tem o mérito de lembrar bons momentos na vida das pessoas, e deixa-las antenadas com as novas tendências.

 Para brincar é muito simples: basta que a pessoa cante um trecho de uma música, e as demais devem adivinhar qual é a música.

 Outras perguntas incluem quem é o cantor de determinada canção, ou fazer uma lista de músicas que comecem com determinada letra.

 É muito legal de brincar e usa bastante a memória, ajudando a deixar os participantes a vontade e reforçando a autoestima.

É possível variar esta brincadeira usando outros temas como Cinema, falando sobre filmes que marcaram a vida de cada um.

 Enfim, são várias as brincadeiras que podem ser feitas com os idosos, portanto o ideal é sempre ter uma atividade diferente para deixa-los sempre alegres e ajudá-los a aproveitar seu tempo livre da melhor maneira.

1 Comentário

Leave a Comment.