Atividades para deficientes auditivos

O processo educacional deve levar em consideração as particularidades de cada indivíduo, respeitando suas capacidades e limitações com o objetivo de oferecer pleno desenvolvimento ao aluno.

Como o desenvolvimento do indivíduo é estreitamente relacionado aos sentidos, a educação de um indivíduo com deficiência auditiva deve ser planejada e executada por pessoas capacitadas, educando através de atividades que estimulem a interação com o meio em que o aluno está inserido.

Confira abaixo algumas atividades que podem ser usadas para o desenvolvimento de deficientes auditivos.

Atividades rítmicas

Serve para desenvolvimento da coordenação motora global e pode ser realizada em grupos. Ajuda a demonstração a utilização da comunicação através de gestos, o que facilita no aprendizado e fluência em LIBRAS, e também apresenta o conceito de cores para comunicação.

Um exemplo de atividade rítmica é jogo de bola de acordo com velocidade ditada pelo professor, com bolas verdes, amarelas e vermelhas, que simbolizam ações a serem executadas.

Atividades de Mímica

É útil para ajudar na desenvoltura gestual, no posicionamento e conhecimento corporal, o que ajuda na comunicação.

Desenhos e pinturas

Ajudam no conhecimento e na prática da leitura e estudos diversos. Também podem ser usados como reforço para o estudo de LIBRAS, através da associação do sinal, do objeto que ele representa e da palavra escrita, possibilitando que o deficiente auditivo possa interagir mais facilmente com o seu meio.

Brinquedos e jogos

Funcionam como uma ponte entre deficientes auditivos e não deficientes, sendo ótimos para educação integrada, pois a forma de jogar pode ser descrita facilmente através de símbolos, estimulando a interação entre os jogadores de forma natural.

Jogos como Damas, Xadrez, Dominó, tangran, Lego, entre outros, podem ser utilizados como forma de exercitar o raciocínio e como passatempo.

Existem várias atividades que podem ser desenvolvidas para deficientes auditivos, bastante apenas saber respeitar as limitações e ressaltar as capacidades de cada indivíduo.

Leave a Comment.