Até que idade o homem cresce?

A adolescência é uma fase de muitas mudanças na vida de qualquer pessoa, seja homem ou mulher. Afinal, são várias mudanças de personalidade e principalmente corporais pelos quais a pessoa passa, e é comum surgirem dúvidas quanto a este processo.

Uma das maiores dúvidas que os adolescentes, em especial os homens tem, é quanto à altura que vão atingir, e portanto o questionamento de até que idade o homem cresce é comum para crianças e principalmente para adolescentes.

Esta questão não pode ser respondida com uma idade específica, pois o crescimento é um processo hormonal que varia de pessoa para pessoa, sendo que o homem pode crescer continuamente até os 16 ou 19 anos, quando a estatura que terão quando adultos é alcançada.

Ou seja, os homens crescem em média até os 19 anos, mas o período de crescimento mais acelerado ocorre antes, geralmente entre os 14 e 15 anos, que é quando os rapazes sofrem o “estirão” ou salto de crescimento, pois nesta idade crescem acentuadamente.

Depois deste período de crescimento acelerado os rapazes crescem de forma mais lenta, até chegar à altura final.

Os membros e a cabeça costumam crescer antes do tronco, o que pode provocar a impressão de que o adolescente é desajeitado, sendo que isto é uma etapa natural do crescimento.

Outra coisa importante é o crescimento muscular, que se acentua na adolescência, e por isso é necessário esperar o término da adolescência para começar a fazer determinadas atividades de musculação, para não comprometer o desenvolvimento muscular.

É interessante notar que este crescimento é paralelo ao aumento de peso, e portanto é aconselhável cuidar da alimentação e da prática de exercícios físicos para crescer com saúde.

Ou seja, o homem cresce em média até os 19 anos, sendo que esta idade pode variar de acordo com cada organismo.

1 Comentário

Leave a Comment.